Semana Santa - 2020
Catedral Santo Antonio - Governador Valadares/MG
Compartilhe
Tudo parecia sem sentido, parecia...
Crônica de uma Quaresma nunca vista antes.
Um vigário cabisbaixo caminha entre os bancos vazios, ali estavam apenas fotos daqueles que costumavam neles sentar e se ajoelhar todo Santo Domingo. Mais ao fundo, um ancião já cansado parece ser invadido pela tristeza. Fiquei pensando, depois de tantos anos não era fácil para eles estarem ali, não daquele jeito. Para um padre que tinha acabado de assumir a paróquia então... Quantas questões envolvidas, quantos problemas, sentimentos. Uma Quaresma atípica, às vésperas de uma Semana Santa com uma Igreja sem fiéis. Tudo parecia sem sentido, parecia.
O planejamento mensal para as redes sociais da Catedral estava todo em mente, na agência já havíamos conversado sobre as possíveis artes. Eu já pensava na imagem que gostaria de começar o vídeo da Semana das Dores, visualizei o amanhecer ainda escuro, aquela Igreja cheia outra vez e, antes de começar a Santa Missa, os fiéis regidos pela Maria Olinda e cantando: “Eu te amo, ó Deus, pois os que te amam brilham como o sol, como o sol ao amanhecer”.
Veio a pandemia e tudo mudou. Os vídeos gravados deram lugar às transmissões ao vivo. Era a principal necessidade naquele momento e um desafio para nós: levar a Santa Missa a cada um que não podia estar ali. Pode parecer fácil, mas estávamos diante de outra realidade, outra dinâmica, questões técnicas e de internet, equipamentos que não estavam prontos para funcionarem perfeitamente de uma hora para outra. Nós também estávamos ali com as nossas imperfeições, contando com a graça de Deus e com o suporte uns dos outros. Saulo, Josie e eu.
A sensibilidade da Josie não era só nas fotos, muito além daquela imagem que descrevi no início deste texto. A Josie estava com um olho na câmera e outro no que a gente precisasse. O Saulo, acostumado à liturgia do altar nos anos de Catedral, nem sonhava que depois de entrar para o seminário, estaria ali dividindo o rito das transmissões de vídeo comigo. Incansável, já entendeu que a vocação seja ela qual for, passa pelo serviço e pelo chamado que vem de Deus.
Nós vimos a história passar na nossa frente. Como católico, jornalista e produtor de conteúdo, eu deixo para você a imagem que jamais vai se apagar da minha memória, ao virar a câmera, os bancos estavam vazios, um nó na garganta, contive o choro. Tudo parecia sem sentido, parecia. É que ao fixar a câmera e o olhar no sacerdote estendendo a Hóstia no altar, a imagem até poderia me trair, mas a fé jamais. Era Jesus Vivo, Corpo e Sangue! Eis o sentido! Pois os que te amam brilham como o sol, como o sol ao amanhecer!
TEXTO : Kassio Freitas
FOTOGRAFIA : Josie Nader